APRESENTAÇÃO
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CINECLUBEBRASIL é
uma publicação editada em parceria com o Centro Cineclubista de São Paulo e surge da necessidade
premente do cineclubismo brasileiro, em sistematizar uma publicação que seja
capaz de participar da vida cultural do país, contribuindo assim com a
formação crítica do público e do próprio Movimento Cineclubista Brasileiro.
Com uma linha editorial que contempla a diversidade da cinematografia universal e, em particular, a nacional.
CINECLUBEBRASIL foi
lançada em novembro de 2003, por ocasião da 23a. Jornada
Nacional de Cineclubes, encontro de rearticulação do Movimento
Cineclubista Brasileiro, ocorrido conjuntamente com a realização do Trigésimo
Sexto Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com ótima receptividade
por parte dos profissionais do cinema e público do Festival.
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OBJETIVOS
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Registra, documentar e divulgar a atividade cineclubista em todo o território brasileiro, tendo a cultura cineclubista como foco privilegiado.
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JUSTIFICATIVA
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O Movimento Cineclubista Brasileiro que retomou
suas atividades no ano passado – depois de uma pausa de pouco mais de uma
década, desde o final dos anos 80 -
mais precisamente na 24a. Jornada Nacional de Cineclubes,
ocorrida em Brasília, de 21 a 23 de novembro de 2003, nas dependências do
Hotel Nacional, paralela à programação do 36 Festival de
Brasília do Cinema Brasileiro, apoiado pelo Ministério da Cultura, é por
excelência formulador de idéias, formador de opinião, divulgador da cultura
cinematográfica, tendo o filme como matéria prima de sua principal atividade.
No entanto, ao longo de sua história, foram muitas as bem intencionadas tentativas
de sistematização de publicações, que refletissem as especificidades dos
cineclubes e mantivessem um canal de comunicação permanente com o público da
arte cinematográfica. È bem provável que a primeira e talvez a mais comentada
publicação cineclubista, ainda seja a Revista “O Fan”, órgão oficial do nosso
primeiro cineclube legalmente constituído, o “Chaplin Club”, fundado em 13 de
junho de 1928. Diga-se de passagem, que seus mentores ficaram mais conhecidos
pelos seus dotes literários do que cinematográficos; Octávio de Farias e
Plínio Sussekind que o digam.
Foi assim
sucessivamente até meados da década de cinqüenta. São famosas as atividades
desenvolvidas pelos Club de Cinema de São Paulo, com Paulo Emílio Salles
Gomes; Club de Cinema da Faculdade de Filosofia do Rio de Janeiro com Alex
Vianny; Club de Cinema da Bahia com Walter da Silveira, entre outros.
Na década de 60, Marcos Farias cria na Federação
de Cineclubes do Rio de Janeiro o periódico chamado CINECLUBE . Cujo nome
seria adotado mais tarde pelo Conselho Nacional de Cineclubes – CNC - para o seu “Boletim Informativo”. Na década
de 70 a Federação do Rio cria o jornal em formato de tablóide “Ganga Bruta”,
tendo como editora Ana Pessoa e Fernando Molica como jornalista responsável,
publicação arrojada e profissional que servia ao Movimento Cineclubista. Nos
anos 80, o CNC lança o jornal “Imagemovimento”, também em formato de
tablóide, tendo como editor Diogo Gomes dos Santos e Jairo Ferreira como
jornalista responsável. Além do CNC, nessa mesma ocasião o Cineclubes Bixiga
em São Paulo, cria o seu “Boletim” onde o projeto editorial vai dar conta da
divulgação de sua programação, vez ou outra mescla matérias sobre cinema e
cineclubismo de forma mais geral; também, o então Cineclube Estação Botafogo,
no Rio de Janeiro, profissionaliza sua
divulgação, criando a revista “Tabu”
que depois passaria a se chamar “Cinema”. Esta com certeza é a
publicação de maior duração. Quanto às demais tiveram vida curta, não
passando de três ou quatro edições.
No entanto, hoje com a demanda criada pelos surge necessidade de um periódico com projeto gráfico arrojado e profissional, duradouro, capaz de participar da vida cultural do país, contribuído assim, de forma eficaz, com a formação crítica do público e dos próprios agentes culturais que compõem essa movimentação em torno da atividade cineclubista .
CINECLUBEBRASIL, é uma revista bimestral, impressa em quatro cores, papel couchê, no formato 21 X 28, com tiragem de 10 mil exemplares, distribuída em todo território nacional.
A linha editorial da revista versará sobre cineclubismo e cinema, com ênfase no filme brasileiro. Uma revista plural, capaz de contemplar a diversidade da cinematografia e da cultura, em especial, a do Brasil.
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ESTRATÉGIA
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Projeto Editorial
È um veículo de comunicação sobre cineclubismo,
cinema brasileiro, e cultura cinematográfica em geral; artigos, matérias,
entrevistas, registros históricos, dicas e orientações sobre criação e
formação de cineclubes, etc.
O Produto
Formato 21 x 28, papel couchê, quatro cores, 50
páginas, 10 mil exemplares.
Público-alvo
Universitários, estudantes, professores e
profissionais de cinema, cineclubistas, público de cineclubes e cinemas de
arte, cinéfilos, entre outros.
Conteúdo das edições
A revista terá sempre uma entrevista de fundo, com
alguma personalidade do cinema ou do cineclubismo, artigos, teses, matérias,
dicas e informes sobre a atividade cineclubista e cinematográfica.
Produção Editorial
É uma revista de âmbito nacional. O Conselho
Editorial é formado por personalidades do cinema, do meio cultural e por
membros da Coordenação Nacional do Movimento Cineclubista.
Distribuição
Cineclubes dos 27 estados brasileiros,
bibliotecas, festivais de cinema e vídeo, bancas, livrarias e sebos
especializados.
Divulgação
Internet, cineclubes, festivais de cinema e vídeo,
encontros de cinema e cultura, cursos de comunicação e cinema, cartazes e
folders, etc.
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